O Brasil tem uma das populações mais ansiosas do mundo. E este alerta, com forte incremento durante o período da pandemia da Covid-19, permanece atual para que as pessoas busquem por atendimento especializado.
“Ainda existe muito preconceito quando se fala em saúde mental, algo que limita o acesso aos tratamentos de forma adequado. É inegável que evoluímos enquanto sociedade na compreensão, mas ainda há um caminho longo a se percorrer”, lembra a psicóloga Fabiana Ferrari.
Durante este mês a Campanha Janeiro Branco, fortalece a importância de disseminar informações sobre saúde mental. Muitas organizações aproveitam a data para realizar palestras informativas, além de clínicas e hospitais. “É preciso manter vigilância constante e ao perceber que amigos e familiares podem estar com alguma condição clínica, indicar que procure ajuda profissional”, reforça Fabiana.
Principais sintomas de ansiedade
Pegando a ansiedade como exemplo, que atinge milhões de pessoas no Brasil, elencamos os principais sintomas, para te ajudar a identificá-los e buscar ou indicar ajuda. São eles: insônia, medo irracional, tensão muscular, falta de ar e preocupação excessiva.