Somos regidos por nossas emoções. Elas mudam durante o dia, muitas vezes conforme os acontecimentos. Quem nunca se pegou pensando em algo que trouxesse boas lembranças, ouviu uma música inspiradora ou sentiu um cheiro capaz de reativar memórias esquecidas?
Na mesma proporção, quem nunca acordou feliz e se sentiu triste horas depois? Somos uma avalanche de emoções. Constantemente estamos pensando e sentindo uma diversidade intensa de coisas e isso mexe com quem somos no cotidiano.
Vale lembrar que as emoções possuem uma ampla capacidade de agir no comportamento humano e, até mesmo, em sensações físicas. Emoções são efeitos químicos, que podem tanto fazer bem, quanto mal para o nosso corpo.
Sendo assim, ações que promovem a felicidade nos dão bem-estar, enquanto a tristeza gera dor e angústia.
Uma carga química é despejada em nossa corrente sanguínea enquanto sentimos. Portanto, cuidar das emoções é algo a ser feito para preservar nossa saúde, não apenas emocional, mental, mas também física.
Uma dica simples para dias tristes é a prática de atividades físicas, que estimulam a produção de endorfina – o hormônio da felicidade, e que combate diretamente o sentimento de angústia e tristeza.
Especialistas afirmam que dias bons e ruins são normais, todos passamos por desafios cotidianos que mexem com nossas emoções. O estado de alerta se dá para quando a tristeza, por exemplo, se torna constante, limita as atividades, prejudica o sono, a alimentação, a concentração, etc. Quando isso ocorrer é hora de buscar ajuda profissional.
Neste mês, a Campanha Janeiro Branco está ativa. Pesquise mais sobre saúde mental e cuide-se.