Você vai ao dentista regularmente (a cada 6 meses)? Se a sua resposta foi sim, parabéns, você faz parte de menos da metade da população brasileira que é consciente sobre a importância dessas consultas regulares para a sua saúde. Afinal, mais da metade dos nossos conterrâneos (51%) não vai ao dentista com a frequência mínima desejada, de acordo com pesquisa de 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E, leia bem, os cuidados com a boca vão muito além dos dentes. Afinal, algumas doenças bacterianas geram infecções que começam na boca e podem parar no coração, sim, é isso mesmo, no coração.
Este é o caso da endocardite bacteriana, que utiliza a corrente sanguínea para chegar até o coração e esses micro-organismos prejudiciais para o funcionamento do coração podem começar na boca.
Mas, focando na boca, deixar de ir ao dentista pode gerar doenças como cáries, gengivite e periodontite, algo possível de evitar com consultas regulares. Outras doenças mais graves, como o câncer de boca, é um exemplo nítido da importância dos cuidados que precisam ser frequentes para nossa s saúde.
Consulte seu dentista a cada 6 meses e mantenha sua saúde bucal sempre em dia!