A palavra, atrelada à ação, da vez é: autocuidado. O mês de outubro é dedicado à saúde da mulher, 51,8% da população brasileira. A atenção especial é sobre o câncer de mama, fazendo da Campanha Outubro Rosa, uma das mais conhecidas em todo o mundo.
Separamos aqui três formas de detecção da doença:
• Autoexame: feito após o período menstrual, mensalmente. Este exame embora seja fortemente estimulado pela prática do autocuidado, não defini por si só a detecção da doença. Ao notar nódulos (caroços) procure um médico;
• Mamografia: exame anual, recomendado para mulheres com mais de 40 anos;
• Exame clínico: recomendado para a mulher a partir do início do ciclo menstrual e/ou vida sexual ativa, com médicos ginecologistas ou mastologistas, que podem identificar alterações.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, em 2021, 66.280 novos casos de câncer de mama foram estimados em 2021.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).