É muito comum ouvirmos falar em osteoporose e vermos propagandas com indicações de remédios que garantem retardar ou amenizar este mal, mas você sabe do que se trata? Ela é uma doença que provoca a diminuição da espessura dos ossos e, como consequência, aumenta o risco de fraturas.
Pesquisas apontam que a patologia é muito mais comum entre as mulheres do que entre os homens. A Federação Internacional da Osteoporose (IOF) comprova que a doença afeta 200 milhões de mulheres mundialmente. Para se ter uma ideia, 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos sofrerão fraturas osteoporóticas, e 1 em cada 5 homens da mesma faixa etária devem ser afetados.
A doença não apresenta sintomas, geralmente só é percebida quando surgem as lesões, que são mais frequentes no punho, fêmur, colo de fêmur e coluna. Para alertar a população sobre o assunto, o dia 20 de outubro foi escolhido para ser o Dia Mundial de Combate à Osteoporose.
A farmacêutica Thais Lopes Mariotto, da rede de Drogarias Poupe Mais, explica que a osteoporose é uma doença silenciosa e que o paciente pode passar anos sem ser diagnosticado, até que surjam os primeiros sinais. “A doença é identificada por meio do exame de densitometria óssea, que permite o monitoramento da massa óssea corporal, e na maioria das vezes, o diagnóstico é feito após uma fratura de baixo impacto, como quando a pessoa cai da própria altura, por exemplo”, alerta.
Confira algumas dicas de prevenção:
• Tenha uma dieta rica em cálcio (queijos, leites, iogurtes, verduras de folhas escuras – como brócolis, espinafre e couve, entre outros alimentos);
• Mantenha o nível de vitamina D apropriado para o organismo;
• Pratique exercícios regularmente;
• Reduza o consumo de álcool;
• Não fume;
A osteoporose ainda não tem cura, mas como qualquer outra doença crônica, é possível mantê-la controlada, possibilitando uma melhor qualidade de vida.
No mercado há uma variedade de remédios que são seguros e eficazes, procure uma de nossas lojas e consulte um de nossos farmacêuticos amigos.
É importante lembrar que todo medicamento deve ser usado somente com acompanhamento médico.