As festas juninas são um momento muito esperado pelos brasileiros, principalmente os amantes da culinária tradicional de algumas regiões do país. No entanto, os quitutes típicos dessa época costumam ser calóricos e é preciso tomar cuidado para não deixar a saúde de lado. Com algumas dicas, é possível equilibrar a “comilança” e se manter em dia.
Aposte em versões mais saudáveis: muitos pratos típicos das festas juninas podem ser adaptados para novas versões, como as frituras, que hoje em dia podem ser feitas no forno. Pasteis e fogaças, por exemplo, também ficam deliciosas sem precisarem de óleo.
Consuma alimentos mais leves: também entre os quitutes tradicionais, é possível encontrar versões mais leves como os caldos e algumas preparações de milho, como a espiga cozida. Esses alimentos são nutritivos e ao mesmo tempo deliciosos, sem excessos de gordura ou açúcar.
Cuidado com as porções: ao sair para uma festa junina, é comum que a gente se anime e acabe comendo demais. Para evitar esses deslizes, uma dica é se alimentar antes de chegar no evento, com algo mais leve, mas que possa ajudar na sensação de saciedade. Na festa, também é preciso cuidar das porções. Comer um pouco de cada coisa, inclusive, pode possibilitar que você experimente mais sabores, mas em quantidades menores.
Hidrate-se: como em todo evento típico, com muita comida boa, também é preciso lembrar da hidratação. Além das bebidas como quentão e vinho quente, a água precisa fazer parte do consumo.
Seguindo dicas simples como essas, você e sua família aproveitam de forma muito melhor as festas que acontecem no mês de junho, mas se estendem por alguns dias de julho também. Curta muito!