É fato que historicamente a saúde masculina sofreu com o tabu, sem qualquer base científica, de que o homem não precisa ir ao médico, não fica doente e outros absurdos desse tipo. Portanto, já vamos partir do básico, homens fazem parte da raça humana e estão sujeitos às mais variadas doenças que acometem a raça, ok? Isso posto, focaremos em novembro, mais especificamente na campanha “Novembro Azul”, que tem é dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata.
A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e ao Brasil, foi celebrada pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata acontece em 17 de novembro.
Consultas anuais ao urologista são fundamentais para a saúde masculina. O câncer de próstata é o tipo mais frequente da doença entre os homens no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para 2022, são esperados mais de 65 mil novos casos.
Prevenir, acompanhar e tratar, são as recomendações básicas, especialmente para homens com mais de 40 anos.