Os mais velhos (e sábios) já diziam: “Quem tem filho em casa tem preocupações dobradas”. Fato, né papais e mamães? E o tema de hoje são as alergias. Separamos aqui 4 que são consideradas as mais comuns.
Respiratória
Lideradas pela asma e a rinite, as alergias respiratórias têm como sintomas a falta de ar, tosse, chiado no peito, espirros, tosse às vezes, coceira no nariz, olhos e garganta, coriza e nariz entupido, respectivamente.
Alimentar
Esta é uma resposta exagerada do organismo a algumas proteínas de alimentos, como leite, castanhas, ovo, soja, trigo, peixes, amendoim e frutos do mar. Dentre os sintomas mais comuns para esse tipo de reação alérgica estão vômitos, diarreia, sangue nas fezes, coceira, manchas vermelhas na pele e até dificuldade respiratória, inchaço facial e hemorragia. A reação é considerada grave e fatal, se não tratada imediatamente.
Insetos
É quando o corpo reage após o contato, sejam picadas, arranhões, outros e as consequências são vermelhidão, coceira e edemas. Dependendo do inseto e da intensidade da alergia, também pode ocorrer a dificuldade para respirar, o que tende a agravar o quadro. Abelhas, formigas e vespas, são as principais causadoras das reações.
Pele
Esta se refere a um processo inflamatório da pele que pode aparecer e desaparecer entre períodos. Ela causa coceira e ressecamento da pele em diversas partes do corpo. O motivo principal para o desencadeamento da alergia nem sempre é identificado, indo desde o toque da água, ao contato com material de uma fralda ou produto de banho. A alergia de pele também está relacionada às alergias emocionais, principalmente em adultos, que são causadas por alto nível de estresse e ansiedade.
“Procurar um médico e acompanhar os casos ajudam a conter as reações alérgicas – a partir de um tratamento correto – para que as pessoas consigam viver com qualidade”, comenta Débora Bondança, sócia e farmacêutica da Poupe Mais.